Empresa gaúcha com dívida milionária tem pedido de RJ aceito pela Justiça

A Justiça aceitou o pedido de recuperação judicial de uma empresa gaúcha com dívidas milionárias. A Comesul Beef, frigorifíco da cidade de Pantano Grande, no Vale do Rio do Pardo, entrou com o pedido de RJ em abril por conta de um endividamento de R$ 47 milhões.

Os credores da Comesul Beef são, em sua maioria, fornecedores, mas também há endividamento em decorrência de processos trabalhistas. De acordo com a empresa, a crise foi o resultado de mudanças do mercado e investimentos que não tiveram o retorno esperado. Confira abaixo mais informações sobre a recuperação judicial da Comesul.

Empresa gaúcha endividada em R$ 47 milhões tem pedido de RJ aceito pela Justiça

No processo, a Comesul lista como causas para o endividamento a escassez e encarecimento de insumos, como animais vivos e óleo diesel. Segundo a argumentação da empresa, a falta destes itens exigiu “investimentos para a compra de veículos e adequações ambientais e trabalhistas, os quais tem se avolumado em razão do aumento dos juros”.

A justificativa foi aceita pela juíza Cleusa Maria Ludwig, da comarca de Rio Pardo. Segundo a juíza, a empresa foi capaz de demonstrar as causas concretas de sua crise econômico-financeira e da situação de seus patrimônios.

Com a decisão da Justiça, a Comesul tem 60 dias para apresentar um plano de recuperação judicial, que será elaborado pela companhia junto ao advogado Guilherme Nozari, associado ao escritório MSC Advogados. Também está trabalhando na recuperação a empresa Conwert Gestão Empresarial. A administração judicial é de responsabilidade do escritório von Saltiél.

A Comesul opera em um parque industrial de 6 mil metros quadrados em Pantano Grande, com produção de mais de 100 tipos de produtos. Na época do pedido de RJ, a companhia afirmou que gera mais de 300 empregos diretos e que todos continuam preservados, sem salário atrasados.

Imagem: Divulgação / Comesul Beef