Péssima notícia para gaúchos que não gostam de calor

Previsões do tempo para a próxima semana apontam uma péssima notícia para os gaúchos que não gostam de calor. De acordo com projeções da empresa de meteorologia MetSul, está se aproximando o veranico — período marcado pelo aquecimento e tardes mais quentes.

Segundo a previsão, o fenômeno se manifestará devido à chegada de uma massa de ar quente nas próximas semanas em grande parte do Sul do continente. Serão registradas máximas muito acima da média para esta época do ano. Confira abaixo mais informações sobre a chegada do calor no Rio Grande do Sul.

Calor retorna para o Rio Grande do Sul

O veranico é caracterizado pelos seguintes critérios: máximas acima de 25 °C, mínimas superiores a 12 °C, duração mínima de quatro dias e tempo estável, com céu limpo e vento calmo.

Nos próximos dias, o evento ocorre logo após um período de madrugadas muito frias –— no último sábado, foi registrada mínima abaixo de zero, com 1,7 °C negativo, em São José dos Ausentes. Com a chegada do veranico, haverá alta tanto das mínimas quanto das máximas.

A expectativa é que a partir desta semana, já serão registradas máximas de 28 °C a 32 °C em regiões como o Noroeste gaúcho e a Fronteira Oeste, em especial na terça e quarta.

Já em Porto Alegre, as máximas ficarão entre 26 °C e 29 °C, com possibilidade chegar até mesmo acima dos 30 °C em outras áreas da Região Metropolitana. De forma geral, nos próximos dias, são esperadas mínimas acima de 12 °C e máximas acima dos 25 °C.

No entanto, é importante declarar que ainda que as temperaturas sejam acima da média para a época do ano, não se trata de uma onda de calor ou calor de verão. O veranico é um evento caracterizado pelo aumento das temperaturas em um período estável, anterior à queda de temperaturas do outono ou do inverno.

Imagem: Luciano Lanes / PMPA