Encceja 2023: Confira as principais datas do edital

Nesta quarta-feira (15), foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o edital com as principais datas, diretrizes e procedimentos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A publicação do documento foi feita pelo Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com as informações disponíveis no edital, aqueles que se interessarem em realizar o exame deverão realizar a inscrição entre os dias 22 de maio e 2 de junho, mesmo período em os atendimentos especializados poderão ser solicitados no Inep.

O edital também informa que as inscrições deverão ser feitas virtualmente, no site do Encceja. A participação é voluntária e gratuita.

O Encceja tem como público-alvo os jovens e adultos que não completaram seus estudos na época em que deveria ser feito. Aqueles que desejam concluir o ensino fundamental devem ter, no mínimo, 15 anos completos. Já aqueles que pretendem finalizar o ensino médio, devem ter, no mínimo, 18 anos completos, na data em que o exame será realizado.

Justificativa de ausência

Os estudantes que se inscreveram no Encceja 2022, mas faltaram no dia da prova, deverão justificar sua ausência. Segundo o edital, a justificativa é obrigatória para aqueles que desejarem se inscrever de forma gratuita na edição de 2023, e só poderá ser feita entre os dias 3 e 14 de abril. Aqueles que não justificarem ou tiverem sua solicitação negada, deverão pagar R$ 40 para fazer a prova neste ano.

As provas serão aplicadas do Encceja 2023 serão aplicadas no dia 27 de agosto de 2023, no Distrito Federal e em todos os outros estados brasileiros.

Confira as principais datas do Encceja 2023

  • Justificativa de ausência do Encceja 2022: de 3 a 14 de abril, com resultado no dia 24 do mesmo mês;
  • Período de inscrição: de 22 de maio a 2 de junho;
  • Solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: de 22 de maio a 2 de junho;
  • Provas: 27 de agosto.