Escadaria Selarón em Porto Alegre? Confira a ‘irmã gaúcha’ desta incrível obra

A Escadaria Selarón, um ponto turístico localizado no Rio de Janeiro, atrai milhares de turistas anualmente e é utilizada como cenário para muitas fotos. A obra arquitetônica faz tanto sucesso, que os gaúchos criaram uma espécie de “irmã” da escadaria.

Em dezembro de 2011, a artista plástica Clarissa Motta Nunes e sete pedreiros colaram 3,3 mil azulejos coloridos nos degraus que ligam a Rua Duque de Caxias a André da Rocha, no centro de Porto Alegre, capital gaúcha. A obra ficaria na escadaria de forma temporária, se não fosse Clarissa, que lutou para que sua criação permanecesse no local.

Com a insistência da artista e de alguns moradores, a obra foi mantida, assim, fazendo com que a Escadaria 24 de Maio se tornasse um dos pontos turísticos mais queridos de Porto Alegre.

Moradores reclamam sobre a precariedade da Escadaria

Além de ser querida pelos gaúchos, a escadaria já chamou a atenção de gringos e chegou a ser usada em um comercial na Europa.

A escadaria é coberta por azulejos decorados por Clarissa em seu ateliê, além de trechos de poemas e músicas de Chico Buarque (“Eu semeio o vento na minha cidade, Vou pra rua e bebo a tempestade”) a Fernando Pessoa (“Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido”).

A artista fez os modelos com a sua letra em folha de ofício, e mandou para uma empresa de serigrafia estampá-los em azulejos coloridos. Tudo ficou pronto em uma semana.

Apesar de sua popularidade, a atual situação da escadaria tem sido motivo de desagrado aos moradores. Além de pedir que os azulejos que se desprenderam sejam consertados, a comunidade exige a limpeza, conserto de degraus, pintura dos corrimãos e instalação de câmeras para evitar roubos.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos melhorias nas escadarias do Centro Históricos são uma das prioridades da pasta, mas ainda se prospectam recursos para as obras.

Imagem: André Ávila / Agencia RBS