Estes são 6 sintomas que podem ser sinais de câncer de pele; confira

O câncer de pele é o mais frequente no Brasil e também no mundo. O tumor que atinge a pele é causado na maioria dos casos por exposição excessiva ao sol. É mais comum em pessoas de 40 anos.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estimam um risco de 80 para cada 100 mil homens e de 86 em cada 100 mil mulheres de ser diagnosticado com câncer de pele. Mortes por esse tipo de câncer são raras, por isso, é importante ficar atento a possíveis sintomas para garantir um tratamento rápido. Confira os 6 principais sintomas do câncer de pele abaixo.

6 sintomas que podem indicar câncer de pele

  • Manchas pruriginosas (que causam coceira)
  • Feridas não cicatrizam
  • Sinais de tamanhos anormais
  • Verrugas que crescem
  • Pinta preta ou castanha que muda de cor e torna-se irregular
  • Lesões na pele de aparência translúcida

Os sintomas costumam ocorrer principalmente em áreas do corpo que são expostas ao sol. Este tipo de tumor é mais raro em crianças e pessoas negras, mas pode se manifestar neste grupo caso apresentem outros problemas de saúde ligados ao tecido cutâneo.

Há dois tipos principais de câncer de pele, o melanoma, que surge em células produtoras de melanina, e é mais comum em adultos brancos. Este é o tipo mais grave, e pode gerar metástase. Porém, se detectado na fase inicial, há possibilidade de um bom prognóstico.

O tipo não melanoma é o mais comum no Brasil e possui altas chances de curas caso seja detectado cedo. Ainda assim, este pode deixar cicatrizes expressivas se não for tratado de forma adequada. Caso manifeste algum dos sintomas, é recomendado procurar um profissional de saúde o mais rápido possível.