Ministro do desenvolvimento faz anuncio e preocupa beneficiários do Bolsa Família

Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, declarou que o pente-fino do Bolsa Família pode cancelar o benefício de até 10 milhões de brasileiros. Segundo o ministro, este é o número de pessoas que possuem indícios de irregularidade nos seus cadastros.

O pente-fino é uma medida que tem sido reforçada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde o final de 2022. O objetivo da decisão é identificar fraudes e garantir que apenas a população em situação de vulnerabilidade social, em pobreza e extrema pobreza, recebam o benefício. Confira mais detalhes abaixo.

Benefício do Bolsa Família terá novas condições

O novo governo deve retomar algumas das condições do antigo Bolsa Família, que foram retiradas no Auxílio Brasil. Entre elas, estão a necessidade para uma frequência escolar constante das crianças em famílias beneficiárias, além do cartão de vacinação em dia.

Para quem já é elegível para o pagamento do Bolsa Família, o recomendado é atualizar o CadÚnico o quanto antes para garantir o benefício. O governo busca incentivar as inscrições no sistema cadastral para assegurar que mais brasileiros possam se tornar beneficiários.

De acordo com Dias, há 6 milhões de famílias unipessoais que podem estar irregulares. Suspeita-se que uma parte deste número de brasileiros possa estar declarando ser uma família de apenas uma pessoa e recebendo o benefício, enquanto vivem em residência que já recebe o valor.

A atualização dos cadastros deve ser realizada de março em diante. Por enquanto, o pagamento de R$ 600 será mantido normalmente, e a partir de fevereiro, será possível novos beneficiários se cadastrarem no programa.