Evento mais influente da cultura japonesa já tem data para acontecer em Porto Alegre

Os admiradores da cultura japonesa já podem comemorar, pois o Festival do Japão realizado no Rio Grande do Sul está programado para este fim de semana em Porto Alegre. 

A Associação do Festival do Japão do Rio Grande do Sul realizará, nesta sexta-feira (19), sábado (20) e domingo (21), a nona edição do Festival do Japão RS – Kizuna – Laços e Conexões entre as Pessoas. O evento ocorrerá na Academia da Polícia Militar, localizada na rua Coronel Aparício Borges, 2001, no Partenon. 

Após dois anos sem realizar as atividades que costumam acontecer anualmente, o festival considerado o maior e mais influente evento da cultura japonesa no RS espera receber um público de cerca de 30 mil visitantes, sendo 95% não descendentes de japoneses. 

O festival traz atividades típicas da cultura oriental que busca ressaltar, dentre elas o karaokê, danças folclóricas, artes marciais, apresentações de tambores japoneses, exposições e oficinas, origami, jogos, bonsai, salas temáticas, entre outras atrações. 

Os visitantes também poderão adquirir objetos da cultura japonesa, além de experimentar a culinária típica.

Foram confirmadas as presenças dos artistas: Kaito Shamidaiko, Beatboxer REATMO, Minami Taiyo Daiko, Orquestra Villa-Lobos, Grupo Shinsei, Quarteto Tao e Grupo Aika.

Além das apresentações artísticas, também serão atração no evento as demonstrações de artes marciais, como shorijin kempô, kendo iadô, caratê, sumô, kyudô, aikidô.

Os ingressos para o evento podem ser adquiridos de forma antecipada por valores entre R$12 a R$30.

Cultura japonesa no Rio Grande do Sul

O Brasil é o país com mais japoneses fora do Japão. A comunidade instalada em solo brasileiro já soma mais de 1,9 milhão de japoneses e descendentes de até quinta geração.

No Rio Grande do Sul, a comunidade japonesa tem cerca de 5 mil integrantes nas principais regiões, os maiores números então nas cidades de Porto Alegre, Gravataí, Ivoti, Itati, Santa Maria e Pelotas.