Voluntários distribuem marmitas para pessoas em vulnerabilidade social na Restinga

Cerca de 100 marmitas são produzidas por semana por voluntários que auxiliam pessoas em vulnerabilidade social no bairro Restinga.  O panfleteiro e rapper Alexsandro dos Santos Camargo, de 46 anos, é o responsável por esta iniciativa há mais de 30 anos. 

Alexsandro é morador da Restinga e arrecada, junto de sua família, alimentos para fazer as marmitas. Toda a comida é feita no próprio fogão, e distribuída no bairro aos sábados.

Nos últimos meses, a iniciativa ganhou força e passou a ser chamada de Ação Social nas Ruas: Rap em Ação, uma alusão à paixão de Camargo, fazer trabalho voluntário e também rap.

Segundo Alexsandro, a ideia do projeto é mostrar para as pessoas em vulnerabilidade social que elas merecem uma refeição decente. Além de ressaltar que mesmo quem não tem nada pode oferecer o pouco que tem para quem precisa. O voluntário faz alusão ao espírito do hip hop também ter este princípio. 

Desde o início, o projeto iniciado por Alexsandro há três décadas já ajudou aproximadamente 2 mil pessoas. 

Com ajuda dos amigos Almir Sarmento Silva Filho, 60 anos, Paulo Roberto Belmonte Reis, 59 anos, e Valmor dos Santos Garcia, 60 anos, o rapper montou um grupo em um aplicativo de mensagens para combinar detalhes da ação. A partir da união de novos integrantes à ação, o projeto  Ação Social nas Ruas: Rap em Ação agora conta com diversos colaboradores fixos que não apenas doam os alimentos mas também ajudam na distribuição das marmitas. 

A solidariedade entre uma dupla Gre-Nal

Os amigos vão às ruas estampando o manto dos times do coração, sendo que Alexsandro torce para o Grêmio e Valmor para o Inter.  Com a ideia de vestirem as camisas dos times para os quais torcem, os amigos querem reforças que qualquer pessoa é bem vinda no projeto, independentemente das diferenças. As rivalidades de torcida ficam para dias de jogo, na união do trabalho voluntário quem fala mais alto é a união dos esforços para ajudar o próximo.