Famosa empresa com lojas no RS está com dívida milionária
Após a crise da Americanas, chegou a vez de outra grande rede varejista passar por dificuldades. As dívidas da empresa são aproximadamente no valor de R$ 600 milhões.
De acordo com o Estadão, a Tok&Stok, a empresa em questão, contratou a consultoria Alvarez & Marsal para avaliar a situação de seu caixa e sugerir formas de realizar a renegociação da dívidas e capitalização.
Após a polemica da Americanas, os bancos passaram a ter menos confiança nas demais redes varejistas e estão sendo mais rígidos para liberar empréstimos e renegociar dívidas.
Danos sofridos pela empresa após baixo número de vendas no Natal
A empresa está acumulando dívidas há quase dois, porém, a situação piorou no final de 2022, após a varejista montar um grande estoque de produtos durante a época de Natal e não ter o retorno esperado. Além disso, existem relatos de que mais de 200 pessoas foram demitidas da empresa no ano passado.
Desde que a taxa de juros aumentou, diversas empresas estão enfrentando o mesmo problema ou passando por um processo de recuperação judicial.
A Tok&Stok, rede varejista de móveis e decoração, foi fundada em São Paulo no ano de 1978, por Régis e Ghislaine Dubrule. Em setembro de 2012 o Grupo Carlyle adquiriu 60% da varejista numa transação de aproximadamente R$ 700 milhões. Ambos os acionistas podem liderar uma injeção de capital.
No dia 16 de fevereiro, a gestora Vinci revelou que está movendo uma ação de despejo contra a rede varejista, devido a falta de pagamento dos aluguéis do centro de distribuição localizado na cidade de Extrema, Minas Gerais.
Por meio de nota, a rede varejista revelou para a Metrópoles não ter sido comunicada sobre a ação de despejo e disse que ainda está em processo de negociação do contrato de aluguel com a Vinci.
Atualmente, existem mais de 60 Tok&Stok espalhadas pelo Brasil.