Famosa empresa gaúcha entra na Justiça para desistir de recuperação judicial

Uma famosa empresa do Rio Grande do Sul pretende desistir de uma recuperação judicial de R$ 107 milhões. Recentemente, a Indústria de Alimentos Estrela, dona da marca de leite Latvida, entrou na Justiça para desistir do pedido de RJ.

Segundo a companhia, um dos motivos para a desistência do pedido está associado à outra decisão judicial ligada ao caso. A Justiça ainda não havia aprovado a recuperação, mas já tinha aceito o pedido de antecipação dos efeitos do processo. Confira abaixo mais informações sobre o caso.

Empresa do Rio Grande do Sul desiste de recuperação judicial

A empresa justifica o pedido de desistência em decorrência de uma decisão da juíza ligada ao caso – após o pedido de antecipação dos efeitos da recuperação, foi revogado parte do despacho que suspendia a cobrança de recebíveis. As securitizadoras recorreram à decisão, o que levou à Justiça a entender que os créditos não estavam ligados ao processo de RJ.

De acordo com informações do portal GZH, a Estrela menciona no pedido de desistência que a decisão da juíza desestabilizou o seu quadro financeiro e desgastou sua relação com os clientes. Segundo a companhia, o dinheiro foi usado para “manutenção da atividade fabril, através do pagamento dos produtores rurais, fornecedores de leite in natura e dos transportadores”. São citados também execuções fiscais no Paraná, não inclusas na liminar.

Não é a primeira vez que a companhia passa por um processo de recuperação judicial. Em 2013, a Estrela entrou em RJ em meio a uma crise após investigações apontarem irregularidades na produção. Na mesma época, ocorreu uma disputa entre os dois irmãos e sócios da companhia, Rui e Valdir Sulzbach.

Atualmente, a Estrela possui dívidas de R$ 107,2 milhões ligadas principalmente a instituições financeiras. A empresa atua nos três estados da Região Sul, com cerca de 400 empregos diretos e indiretos.

Imagem: Divulgação / MPRS