RISCOS de se mudar para Curitiba: DICAS e CONSELHOS

Apesar de oferecer uma qualidade de vida alta comparada a outras cidades, Curitiba continua fazendo parte do Brasil, que é um país repleto de problemas e marcado pela desigualdade.

A cidade tem muitas oportunidades, mas há sempre o risco de não conseguir um emprego, assim como nos demais locais do país. Por isso, antes de se mudar para essa encantadora cidade, se planeje e guarde uma quantia suficiente para garantir seu conforto durante uns meses. Além disso, também é importante buscar moradias, escolas, oportunidades de emprego, entre outros, antes de se mudar para Curitiba.

Dicas para quem deseja se mudar para Curitiba

O primeiro passo antes de se mudar para Curitiba, ou para qualquer outra cidade, é fazer uma lista com todos os possíveis gastos: aluguel, mobília, comida, água, luz e transporte. Além disso, também é necessário não descartar a possibilidade de ter que desembolsar uma quantia significativa para emergências, seja para pagar dívidas, saúde ou concertar um carro.

A quantia guardada para a mudança deve ser baseada no estilo de vida que a pessoa tem, e deve ser suficiente para se manter cerca de seis meses.

Para aqueles que irão morar sozinhos, a dica é pegar um airbnb inicialmente, a fim de evitar contratos precoces que impeçam o retorno a sua cidade natal, caso a adaptação em Curitiba não funcione. Visitar a cidade antes de se mudar também é importante, já que dessa forma, é possível conhecer sua estrutura, sua população e qualidade de vida.

Apesar de ser uma cidade cara, é possível viver bem em Curitiba, mas para isso, é necessário estar preparado e não deixar o conforto de seu lar apenas para se “aventurar” em um local desconhecido, correndo o risco de morar em lugares perigosos, ter que trabalhar em dobro para sustentar, ou até mesmo, de passar fome.

Imagem: Pedro Ribas/SMCS