Fenômeno deve fazer as temperaturas subirem muito no Brasil nos próximos dias; máximas podem chegar à 45ºC

Uma brutal onda de calor está instalada no interior da América do Sul e as temperaturas se aproximam dos 47°C. De acordo com o alerta da MetSul meteorologia, as altas temperaturas serão sentidas no Brasil.

Máximas de 43°C a 45°C vão ser registradas na região Centro-Oeste nos próximos dias, com calor extraordinário em parte da região. Esse calor pode trazer consequências à população, deixando autoridades em alerta.

Ontem, de acordo com as informações dos Serviços Meteorológico Nacional (SMN), as máximas atingiram metas impressionantes na Argentina, sendo: 45,0ºC em Las Lomitas; 44,5ºC em Rivadavia e Presidencia Roque Sáenz Peña; 43,8ºC em Resistencia; 43,2ºC em Corrientes; e 41,5ºC em Formosa.

Calor brutal afetará o Centro-Oeste brasileiro

A bolsa de ar quente que está entre o Norte da Argentina, o Paraguai e a Bolívia, deve migrar para a região Centro-Oeste do Brasil. Com isso, vários estados brasileiros vão ter máximas acima de 40°C.

Os termômetros podem indicar mais de 40°C em cidades do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Tocantins, interior da Bahia, Oeste do Triângulo Mineiro, Maranhão, Piauí e pontos isolados do Pará e do sudoeste do Amazonas.

Vale ressaltar que Cuiabá pode contar com recordes de temperatura, com máxima entre 43°C a 45°C. Além de calor extremo no Mato Grosso do Sul.

As cidades do Sul e do Sudeste brasileiro irão escapar do clima de calor intenso na segunda metade desta semana. A cidade de São Paulo, por exemplo, contará com uma semana mais amena e climas agradáveis. No Sul, a situação não é diferente, podendo marcar temperaturas altas, porém, controladas.

Imagem: Reprodução / Freepik