Fique atento! Novo golpe tem MEIs como principais vítimas
Novo golpe envolve envio de boletos com taxas falsas para microempreendedores individuais (MEI). A ação dos estelionatários ocorre através do envio de falsas cobranças, como uma suposta taxa anual para o cadastro da empresa ou para serviços de divulgação. Apesar de o principal alvo dos golpistas serem os MEIs, pessoas físicas também podem ser vítimas.
De acordo com alerta do Sebrae, o empreendedor recebe uma mensagem avisando para algum tipo de pendência que exige o pagamento de um boleto, geralmente de baixo valor. Os e-mails usam logotipos de instituições financeiras e se assemelham a avisos legítimos de cobranças. Confira algumas das diferentes formas do golpe abaixo.
Novo golpe pode exigir diferentes cobranças dos MEIs
Um dos casos envolve o estelionatário enviando uma cobrança para o cadastramento nacional de empresas, com a mensagem exigindo o pagamento para manter o empreendimento incluso no sistema do governo federal. Nesse caso, a vítima é ameaçada com a possibilidade de perder o seu CNPJ. A formalização do MEI não exige o pagamento de nenhum valor e pode ser feita de forma gratuita no Portal do Empreendedor.
Há também as cobranças de associação. Nesse caso, as vítimas recebem um aviso com a exigência da filiação da empresa a uma associação ligada ao seu negócio. De acordo com o Sebrae, os golpes também abrangem oferta de serviços falsos, como divulgação do seu empreendimento e até exigência de pagamentos mensais.
Como se proteger dos golpes?
É importante ficar atento aos sinais de um golpe, sempre questionando cobranças recebidas. Normalmente, os criminosos demandam urgência nos e-mails, com uma data de vencimento de curto prazo. Antes de fazer qualquer pagamento, deve-se conferir a mensagem em fontes seguras de informação, procurando orientação de um contador.
Caso já tenha sofrido o golpe, é possível entrar na Justiça com processo no Juizado Especial Cível para tentar recuperar o dinheiro, sem a necessidade de um advogado.