Fórum do Direito Digital é iniciado em Porto Alegre, veja quais são os temas abordados

Iniciou, na tarde desta quarta (27), o Fórum de Direito Digital e Inovação de Porto Alegre. A primeira reunião entre entidades públicas e privadas aconteceu no hotel Plaza São Rafael.

O intuito do fórum é reunir parceiros para debater e propor estratégias que visam fomentar e disseminar o setor inovador de Porto Alegre.

Entre as ações contidas no manifesto, estão a promoção da coalizão de setores sociais relevantes, a aproximação do setor público com a inovação, flexibilização da legislação e elucidar aspectos vinculados à regulação e ética do direito digital e inovação.

A abertura do evento contou com a fala do prefeito Sebastião Melo, que frisou os esforços da prefeitura em desburocratizar processos a fim de reter e facilitar a atuação dos empreendedores na cidade, estimulando a geração de emprego e renda.

“O debate da desburocratização e modernização dos processos é fundamental para melhorar o atendimento aos cidadãos, facilitar a atuação dos empreendedores e estimular a geração de emprego e renda na cidade”, enfatizou Melo.

Ações

A coalizão de setores sociais relevantes visa organizar estratégias para atrair e reter agentes inovadores, em especial as startups. Para incentivar ainda mais esses empreendedores, o colegiado irá trabalhar para modernizar e flexibilizar a legislação que regulamenta os instrumentos da inovação.

Outro ponto levantado nas diretrizes do Fórum é a qualificação de atividades dentro do governo, ou seja, levar a inovação para o setor público. Essa modernização traria, aos servidores e a sociedade, uma melhor prestação de serviços.

Em suma, todas as estratégias buscam reconhecer e incentivar iniciativas voltadas para a área de Direito Digital e da Inovação. Os conhecimentos agregados nas reuniões e os esforços somados deverão contribuir diretamente para o desenvolvimento do Direito Digital e a Inovação em Porto Alegre.

O que é inovação?

Inovação é um conceito amplo, e há diversas definições para este fenômeno. Basicamente, a inovação consiste no uso da criatividade de forma a fomentar novas ideias, que consequentemente gera valor de negócios.

A inovação pode estar tanto na tecnologia, em um smartphone de última geração, quanto em um novo modelo de empresa instalado em uma cidade, como as start-ups.

Hoje, o Brasil se encontra na 57ª posição do ranking internacional de inovação, o Global Innovation Index. A posição é considerada incompatível com o tamanho de sua economia.