Golpe da Portabilidade do Celular faz vítimas perderem acesso; saiba como se proteger

A mais nova estratégia utilizada por cibercriminosos é o golpe da portabilidade, que usa a mudança de operadora de telefonia móvel para roubar contas em redes sociais. O novo golpe faz com que as víticas percam acesso a diferentes plataformas, principalmente o Instagram.

De acordo com a influenciadora digital Marissa Ferreira, que perdeu sua conta com mais de 280 mil seguidores no Instagram, ela ficou sem sinal no celular enquanto fazia um trabalho, pouco depois foi desconectada da rede social e não conseguiu mais acessá-la.

Segundo a influencer, após a invasão, os golpistas começaram a enviar mensagens para os seguidores dela, pedindo que depositassem valores em dinheiro. Conhecido como “Pirâmide do Pix”, o golpe já bem conhecido garantiria à vítima o retorno do dobro do valor que fosse depositado.

Como funciona o golpe da portabilidade?

Na nova estratégia, os criminosos descobrem o número do celular das vítimas e pesquisam qual é a operadora. Depois disso, entram em contato com outras operadoras solicitando a mudança daquele número para aquela operadora.

Depois que o processo é realizado, os bandidos têm maior facilidade para roubar contas de redes sociais, principalmente no Instagram, que é a plataforma mais visada. Em geral, eles usam a opção “Esqueci minha senha”, recebendo um SMS com um código que permite a redefinição das credenciais. Como o chip com o número está em poder dos criminosos, eles recebem a chave.

Como se proteger do golpe da portabilidade?

Caso seja vítima deste golpe, o ideal é avisar o maior número de pessoas sobre o ocorrido. É importante entrar em contato com as redes sociais o mais rápido possível, além de entrar em contato com uma delegacia de crimes digitais e abrir um boletim de ocorrência.