Justificar voto no Rio Grande do Sul: e-Título, site, presencial e prazo final

Muitos eleitores não poderão votar no dia marcado para o primeiro turno das eleições de 2022 e devem justificar o seu voto. Continue lendo para saber como justificar o voto no Rio Grande do Sul utilizando o e-Título e outros métodos.

Como justificar o voto pelo e-Título 

O eleitor que estiver longe do seu domicílio eleitoral no próximo domingo (2) entre às 8 horas e 17 horas pode justificar a ausência do voto através do aplicativo e-Título. Para isto, é preciso baixar a aplicação nas lojas de aplicativo do Android e iOS. 

Como justificar o voto presencial

Os eleitores podem apresentar um formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral preenchido nas mesas receptoras de votos e justificativas instaladas para isto. Os locais destas mesas são informados pelos Tribunais Regionais Eleitorais e pelos Cartórios Eleitorais. 

Quem utilizar o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) precisará apresentar também um documento oficial de identificação com fotografia podendo ser o e-Título, carteira de identidade, identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei. 

O Formulário RJE pode ser obtido nas unidades de atendimento da Justiça Eleitoral (cartórios eleitorais, postos e centrais de atendimento), nos portais do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais e, no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa, e em outros locais previamente autorizados pela Justiça Eleitoral.

Veja até quando você pode justificar seu voto 

Os eleitores  que não comparecerem no pleito do primeiro turno tem até o dia 1º de dezembro deste ano para justificar a ausência no primeiro turno. 

Já aqueles que não exercerem o voto em caso de segundo turno, a ser realizado em 30 de outubro, têm até 9 de janeiro para fazer a justificativa.