Governo federal irá repassar R$ 50 milhões para cidades do RS
Nesta quarta-feira (29), o governo federal revelou que irá repassar R$ 50 milhões em recursos para 64 cidades do Rio Grande do Sul que foram atingidas pelas recentes enchentes registradas no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito em Montenegro pelo ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
No Vale do Caí, Pimenta e o secretário de Comunicação Institucional da Presidência, Maneco Hassen, visitaram os bairros mais prejudicados pelas enchentes. Eles estavam acompanhados pelo prefeito Gustavo Zanatta e o vice-prefeito Cristiano Braat. Em seguida, o ministro participou de uma reunião na Estação da Cultura, onde explicou os recursos que os gestores municipais podem solicitar.
“O governo federal está presente, sob a liderança do presidente Lula, e dando total apoio para que possamos mais rapidamente recuperar a normalidade”, afirmou. Pimenta adiantou que estão previstos recursos neste ano para prevenção de ocorrências climáticas e, também, para o novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
Novo sistema de alerta do Governo
Quando questionado sobre eventuais novos recursos às prefeituras, Pimenta disse que os valores estão sendo “liberados a todo momento”, e que também há recursos da Defesa Civil e Assistência Social previstos.
De acordo com o minisitro, em breve, deve ser implantado um novo sistema de alertas à população, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e no qual as pessoas “não precisarão mais se cadastrar na Defesa Civil por SMS”, como ocorre atualmente. “O Rio Grande do Sul será um dos pioneiros neste uso e precisaremos treinar todas as cidades para ele”, afirmou.
Chuvas no RS
Após chuvas intensas atingirem o Rio Grande do Sul nos últimos meses, quase 30 mil gaúchos tiveram que deixar suas casas. Cinco pessoas morreram.
Residências e comércios foram destruídos, serviços deixaram de funcionar e diversos moradores ficaram dias sem luz. Agora, as cidades tentam se recuperar dos estragos.