Grande fenômeno pode impactar clima de SC durante o inverno

Em junho, chuvas más distribuídas e escassas em alguns períodos podem afetar Santa Catarina. Já nos meses de julho e agosto, durante o inverno, é provável que a chuva esteja acima da média em grande parte do estado.

Durante o inverno, as chuvas que afetarão Santa Catarina podem vir acompanhadas por raios, granizo e ventania. Além disso, a estação também será marcada por fortes ondas de frio e até mesmo períodos de estiagem.

De acordo com os meteorologistas Ana Luiza Dors Wilke, Victor Meireles e Caio Guerra, em junho a chuva seguirá dentro da média para o período. Além disso, as precipitações devem ser mais comuns durante este período.

A chuva média nos próximos meses é a menor do ano em Santa Catarina, principalmente no Litoral, Vale do Itajaí e norte do estado, com valores mensais variando de 90 a 130 mm. Nas cidades do Grande Oeste e Planalto Sul, a precipitação deve variar entre 110 e 180 mm.

A chuva, muito comum nesta época do ano, é influenciada por frentes frias, baixa pressão e ventanias intensas. Além desses fatores, também há a influência dos ciclones extratropicais próximos ao litoral Sul do Brasil.

Inverno atípico em Santa Catarina

De acordo com a previsão, o inverno será marcado por temperaturas médias a acima do normal em toda Santa Catarina. Menos massas de ar frio devem atuar no Estado, mas episódios de frio intenso, talvez acompanhados por neve, ainda podem ocorrer na região, mesmo que não durem por muito tempo.

O Planalto Sul poderá passar por episódios de neve, influenciados por massas de ar frio. Neste inverno, são esperados dias com temperaturas mais elevadas.

No inverno, também há previsão de anomalia positiva no Pacífico Equatorial, com estabelecimento do El Niño de intensidade moderada a forte.

Imagem: Mycchel Legnaghi/Divulgação