Infrações de trânsito: como saber se levei multa ou não?

Se você estava dirigindo e teve a sensação de ter feito algo que resultou em uma multa, saiba que é possível tirar essa dúvida de forma simples. 

Caso tenha infringido alguma das normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mesmo que sem se dar conta, é fundamental que seu endereço esteja correto. Isso porque qualquer aviso sobre infrações de trânsito será avisada pelos órgãos competentes mediante correspondência para o endereço do motorista. O local precisa ser o mesmo que contra no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Ou seja, independentemente de quem estiver dirigindo o veículo no ato da infração, o dono do automóvel registrado no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e) é quem responderá pela penalização com a perda de pontos na CNH e quem deverá pagar a multa.

Se eu trocar de endereço a multa não vem? 

Mesmo que o dono do veículo more em outro endereço, impossibilitando assim a entrega da multa, a infração continua válida e o proprietário deve informar um novo local para envio da correspondência.

Segundo disposto no Código Brasileiro de Trânsito “a notificação devolvida por desatualização do endereço do proprietário do veículo será considerada válida para todos os efeitos”. Desta forma, não é possível “fugir” do pagamento da multa apenas fazendo a troca de endereço. 

Como saber se você levou uma multa

Existem três formas diferentes de saber se você levou uma multa de trânsito, além de poder consultar multas pendentes, horário, local e gravidade.

Consultar multa pelo site do Detran 

Através do site do Detran do seu estado, basta ir na seção “Veículos” e consultar débitos ou restrições, ou também situação do veículo. O nome da aba varia de acordo com a região. 

Quando encontrar o tópico procurado basta inserir as informações solicitadas: núemro da CNH, placa do veículo, Renavam, CRLV-e. 

Consultar multa pelo site do Senatran

Os motoristas que querem consultar informações sobre possíveis infrações podem acessar o site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Para fazer o login na plataforma é preciso ter uma conta no portal gov.br.

Neste site é possível consultar infrações, autuações e penalidades, e também indicar um infrator caso não você não estivesse com o veículo no momento da multa.

Consultar multa pelo aplicativo da Carteira Digital 

Por último, os condutores também podem procurar informações sobre infrações no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, ou CDT. O app está disponível nas lojas de aplicativos de iOS e Android.