Instagram e WhatsApp irão receber função inédita

A Meta, empresa responsável pelo Instagram e WhatsApp, anunciou a inclusão de novas ferramentas de inteligência artificial (IA) em suas redes sociais. A informação foi divulgada pelo seu CEO, Mark Zuckerberg, em postagem no seu Facebook.

De acordo com Zuckerberg, a tecnologia terá aplicações a curto prazo na criação de ferramentas criativas e expressivas. Já a longo prazo, seu uso será na área da criação de atendentes virtuais. A Meta afirma que já está investindo em experiências únicas para o WhatsApp e o Instagram. Confira abaixo mais detalhes:

Inteligência artificial será usada para filtros de Instagram e conversas no WhatsApp

Mark Zuckerberg afirmou em sua publicação que a equipe da Meta está estudando experiências com texto, que poderá ser aplicada nas conversas do WhatsApp e do Messenger, e também com imagens, que podem ser usadas em filtros de Instagram e anúncios.

Além disso, há também a possibilidade da aplicação em vídeo e experiências multimodais. Agora, a Meta estará trabalhando na formação de um grupo único de profissionais na área de inteligência artificial vindos diretamente de outras equipes da empresa. O vice-presidente em inteligência artificial da companhia, Ahmad Al-Dahle, ficará responsável pelo grupo. Antes de trabalhar na Meta, o profissional foi executivo da Apple por 16 anos.

Segundo o CEO, aplicações futurísticas da tecnologia devem vir com o tempo. “Temos muito trabalho fundacional a fazer antes de começar as experiências realmente futuristas, mas estou empolgado para todas as novas coisas que iremos construir no caminho.”, afirmou Zuckerberg.

Os novos investimentos do Facebook e do Instagram vêm logo após os recentes avanços trazidos pela empresa OpenAI. Há alguns meses, a companhia apresentou ao público o ChatGPT, uma inteligência artificial elaborada para resposta de perguntas e solução de problemas. Desde então, outras empresas como Microsoft e o Google têm apostado no setor das IAs.