Invasão Óvni desvendada? Luzes misteriosas vistas em SC e no RS podem ter explicação

Desde o início do mês diversos relatos sobre luzes misteriosas avistadas no céu de Porto Alegre têm intrigado a população. Com a hipótese de uma possível invasão Óvni, diversos interessados na área passaram a se dedicar ao caso e levantar teorias sobre a aparição vista no Sul do Brasil. 

Segundo o ufólogo e engenheiro eletrônico Rony Vernet, as imagens das luzes podem ter uma explicação simples. Utilizando cálculos e o software Stellarium, que mostra a visualização do céu nos moldes de um planetário, o pesquisador identificou parâmetros similares da posição das luzes com a passagem de satélites da Starlink, iniciativa que desenvolve constelações de satélites pela empresa americana SpaceX, do bilionário Elon Musk.

No seu canal no YouTube, Vernet simulou a visibilidade dos satélites no mês de julho, mostrando que nesse período a visibilidade da constelação é mais difícil em razão da escuridão do dia. Já em outubro, com a maior claridade no horário de visualização é possível ver por mais tempo os objetos. 

Luzes poderão ser vistas em Porto Alegre até janeiro

Segundo o engenheiro, ainda será possível observar estas luzes até os meses de dezembro e janeiro. 

Os satélites projetados pela Starlink não possuem escudos contra a reflexão, fazendo com que contenham um brilho tão forte. “Os antigos satélites da Starlink, lançados até 2021, tinham magnitude 6, pois tinham o escudo. Já os novos têm magnitude 2 ou 3. E acho que no Brasil estamos vendo até magnitudes negativas pelas bolas de fogo no céu. Ou seja, esqueça tudo aquilo que você já observou sobre satélites antes. Estamos diante de um novo cenário”, complementou.