Porto Alegre terá lixeiras subterrâneas? Entenda projeto em debate na Câmara Municipal

Um projeto de lei de autoria do vereador Jonas Reis (PT) está em debate na Câmara Municipal de Porto Alegre. A proposta consiste na criação de um sistema de coleta subterrânea de resíduos na Capital.

“O sistema traz vantagens em relação a coleta ‘conteineizada’; não há emissão de odores característicos de contêineres; libera vagas de estacionamento; embeleza a cidade e contribui para a limpeza das ruas”, diz o vereador.

Conforme o projeto, o sistema contemplará recipientes no subsolo para colocação de resíduo orgânico e resíduo reciclável, em compartimento adequado, que receberão o resíduo colocado por meio de tampas no nível da rua. Além disso, o órgão responsável pela limpeza urbana poderá subdividir a coleta de resíduos reciclável por tipos de material.

“As lixeiras subterrâneas podem substituir, com vantagens, os atuais contêineres de coleta de resíduos. Por ficarem abaixo do solo e fechadas, evitam o vandalismo, a triagem irregular realizada nas calçadas e a coleta clandestina. Assim, aumentarão a quantidade dos resíduos da coleta seletiva encaminhados para os galpões de reciclagem. Beneficiando centenas de famílias que vivem da triagem de resíduos”, justifica o autor.