IPCA: Porto Alegre registra deflação pelo terceiro mês seguido

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou, pelo terceiro mês consecutivo, o mês de setembro em queda na região metropolitana de Porto Alegre. O apontado apresentou variações de – 0,46%. No acumulado de 12 meses o IPCA teve alta de 4,85%. 

Esta foi a segunda maior queda de preços entre as regiões analisadas e o número obtido ficou atrás apenas de Fortaleza, que obteve – 0,65%.

Já em âmbito nacional, a variação do IPCA ficou em torno de 0,29% em setembro, também o terceiro mês consecutivo de deflação e menor resultado do mês desde o início da série histórica. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (11). 

Entre os nove grupos analisados no índice, quatro mostraram deflação na Grande Porto Alegre, estes são:  transportes (-2,11%) e comunicação (-1,96%), alimentação e bebidas (-0,61%) e artigos de residência (-0,3%).

Gasolina pode voltar a ficar mais cara no Rio Grande do Sul

O setor dos transportes foi o grupo que apresentou maior queda no mês, resultado da redução de preços dos combustíveis, principalmente da gasolina. Na região, o preço do litro da gasolina teve retração de 9,04% ao mês, enquanto o diesel apresentou 4,71%.

 A redução de preços feita pela Petrobras nas refinarias em setembro impactou de forma positiva o setor. No entanto, o cenário deve mudar ao longo dos próximos meses, afetando a taxa negativa do IPCA. 

Outro produto que influenciou na taxa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo foi o leite. O item de consumo teve uma queda de preço significativa após um crescente aumento desde o início do ano. A bebida recuou 17,94% na Região Metropolitana. 

A análise dos resultados divulgados pelo IBGE mostra que a inflação está bem espalhada e o Banco Central deve se atentar ao processo inflacionário que pode se agravar em razão da guerra no leste europeu. O contexto internacional pode pressionar os preços e causar uma alta no petróleo, impactando toda a cadeia produtiva.