Lula anuncia volta de importante programa do governo

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou que o presidente Lula iniciará o retorno do programa Minha Casa, Minha Vida, em 14 de fevereiro. O reinício do programa será na Bahia, onde o presidente Lula fará entrega de cerca de 500 apartamentos em diversas cidades do estado.

Este novo programa toma o lugar do atual Casa Verde e Amarela (CVA), e passará por uma completa remodelação em relação ao modelo prévio. Uma das ideias é trazer vários padrões de residências diferentes, conforme a área a ser atendida, como, por exemplo, apartamentos menores para famílias monoparentais ou de até duas pessoas.

Programa de Lula será direcionado a famílias com menos de R$ 2.400 de renda mensal

Sobre os apartamentos na Bahia, o governador Rodrigues afirma que algumas das entregas estavam danificadas. De acordo com Jerônimo, foi necessário um mutirão em parceria com a Caixa Econômica, o governo do estado e as prefeituras para o processo de entrega das habitações. O governador afirma também que a concessão das residências depende da agenda do presidente Lula.

Um dos pedidos do presidente Lula é que as novas residências do programa tenham varanda para os moradores. Segundo o Ministério das Cidades e da Casa Civil, a nova estrutura só será finalizada após a aprovação das bases do programa. A intenção é que o programa seja direcionado às famílias mais pobres, com renda inferior a R$ 2.400 e que não podem fazer um financiamento.

O novo projeto ocorrerá através de uma Medida Provisória (MP) que será apresentada ao Congresso Nacional e terá efeito assim que publicada. No Casa Verde e Amarela, as famílias eram atendidas através de um financiamento com recursos do FGTS. A nova versão do programa, ao contrário do CVA, de Jair Bolsonaro, usará de recursos do orçamento da União para a construção das residências.