Memorial da Justiça Federal do RS abre exposição ‘200 anos de Independência’

0

A Justiça Federal do Rio Grande do Sul abriu a exposição denominada “200 anos de Independência – uma Narrativa entre Direitos e Liberdades”. 

A exposição tem como objetivo a reflexão sobre os conceitos de justiça, cidadania, identidade e liberdade em uma mostra cuja protagonista é a Independência do Brasil. Outros momentos da história do país também estão reunidos na exposição. 

Quatro temas compõem a mostra: Comemoração do aniversário de Porto Alegre’, ‘Centenário da Semana de Arte Moderna’, ‘Independência do Brasil’ e ’55 anos de Reinstalação da JFRS’. Com isto, o material busca fazer entender como estes diferentes eventos nacionais impactam nas independências individuais e coletivas vivenciadas pelos brasileiros. 

Entre as principais obras expostas estão a reprodução do quadro ‘Independência ou Morte’, do artista brasileiro Pedro Américo, e processos judiciais do acervo da Justiça Federal gaúcha, além de análises e discussões de caráter histórico. 

As diferentes narrativas retratadas na exposição promovem diversas reflexões. Os 250 anos da Capital tocam na formação do território nacional, o aniversário da Semana de 22 faz uma reflexão sobre a cultura e identidade, e a Independência trata sobre a problematização da formação nacional, enquanto a história da JFRS mostra a garantia dos direitos da população. 

Como visitar a exposição 200 anos de Independência em Porto Alegre?

É possível conferir a mostra de forma gratuita no Memorial da Justiça Federal do Rio Grande do Sul, localizado na Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 600 – 9º andar, ala sul no Bairro Praia de Belas, em Porto Alegre. As visitas podem ser feitas de segunda à sexta-feira das 13 horas às 18 horas até março de 2023. Caso os visitantes queiram prestigiar a exposição em grupos com mais de 10 pessoas é necessário fazer o agendamento prévio através do email [email protected].