Semana Farroupilha será bem imaterial do Patrimônio Cultural? Veja pedido do MTG

0

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) encaminhou, no dia 14 de setembro, o pedido de reconhecimento da Semana Farroupilha como um bem imaterial a ser registrado no  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A Revolução Farroupilha foi o período mais importante da história do Rio Grande do Sul. Durante quase 10 anos o território gaúcho foi palco da guerra mais longa do Brasil, iniciada em setembro de 1835 e terminada em fevereiro de 1845.

A Semana Farroupilha foi criada para homenagear o grupo que, insatisfeito com o governo persistiu por quase um década seus objetivos, e é celebrada do dia 14 ao dia 20 de setembro desde 1947. Desde então, 75 anos se passaram e fundamentaram a história do MTG. 

RS pode ganhar recursos para comemorar a Semana Farroupilha

O surgimento da ideia de tornar a Semana Farroupilha um bem imaterial do Estado surgiu a partir do ex-secretário nacional do audiovisual da Secretaria Especial de Cultura do governo federal, Felipe Pedri, e foi continuada por Gustavo Lopes, sucessor da pasta. O atual secretário procurou o Movimento Tradicionalista Gaúcho para apresentar a ideia de elevar o patamar do evento que segundo ele “É uma tradição que envolve toda uma sociedade por muitas gerações”. 

O secretário Lopes fará a mediação da solicitação entre o MTG e o Iphan.  “Uma vez dando entrada, vamos fazer tramitar de maneira célere e obter o registro”, garantiu. 

Caso aprovada, a medida fará com que o Rio Grande do Sul ganhe recursos para as festividades.

Segundo Manoelito Savaris, presidente do MTG, a ideia já vinha sendo discutida pelo movimento, mas ainda não havia evoluído até Lopes intermediar o encaminhamento. 

Além da própria Semana Farroupilha, seus quatro símbolos também devem ser levados em conta pelo Iphan, estes são: a Chama Crioula, o Acampamento, o desfile e as tertúlias ou penhas, as famosas manifestações artísticas nos centros de tradições gaúchas, como a chula, declamação, trovas e danças, por exemplo.