Morre aos 95 anos, Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul

Foi anunciado no início da noite desta quinta-feira, 5 (horário de Brasília), a morte do ex-presidente da África do Sul e ganhador do prêmio Nobel da Paz de 1993, Nelson Mandela, aos 95 anos de idade. O anúncio foi dado pelo presidente sul-africano Jacob Zuma, em entrevista coletiva.

Nelson Mandela estava internado desde o dia 8 de junho em um hospital da cidade de Pretória, devido uma infecção pulmonar. Em um ano, Madiba, como era chamado foi internado por quatro vezes. Durante 27 anos, Mandela ficou preso por conta de sua luta contra o separatismo de negros e brancos na África do Sul.

Por sua luta por direitos iguais e pelo fim da discriminação, conhecida como apartheid, que vigorou entre 1948 e 1993 na África, Nelson Mandela se tornou uma pessoa notória em todo o mundo, sendo agraciado e recebido com honras em todos os países em que desembarcava.

Logo após sua saída da prisão e de receber o prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela foi eleito presidente sul-africano, tendo sido o primeiro negro a governar o país.