Não é Gramado! A verdadeira cidade do chocolate fica no Paraná

Por Ayrton Araujo
3 minutos de leitura
Imagem: Reprodução / Freepik

Ao contrário do que se pode pensar, a cidade do chocolate não é Gramado — na verdade, há um muncípio no Paraná que também merece o título. Borrazópolis, no interior do estado, é o local com maior número de estabelecimentos chocolateiros por habitantes.

A informação foi confirmada em levantamento realizado pela plataforma de inteligência geográfica Geofusion. De acordo com a pesquisa, Borrazópolis possui uma loja para cada 699 moradores. Gramado fica em segundo lugar, com 737 habitantes por loja. Confira abaixo mais informações sobre a capital do chocolate.

Cidade do Paraná possui 1 chocolateria para cada 699 moradores

Borrazópolis se localiza a 124 km de Londrina. A cidade nasceu em 1948 e possui uma economia baseada fortemente na agricultura. Seu turismo está ligado a paisagens naturais e também à religiosidade, devido à Capela de São Francisco e a sua própria versão do Cristo Redentor. Ao todo, o município possuí nove lojas especializadas na venda de chocolate em seu território.

Apesar de ser a cidade com maior número de estabelecimentos especializados per capita do Brasil, Borrazópolis não carrega o título de cidade do chocolate. Por lei, Gramado é reconhecida como a “Capital Nacional do Chocolate Artesanal”.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Em terceiro lugar na lista, aparece Camanducaia, em Minas Gerais. Campos do Jordão, em São Paulo, é outra das cidades brasileiras conhecida pelo doce – mesmo assim, ela fica apenas na quarta posição. Completando o top 5, está Confins (MG). Confira a lista completa abaixo:

  • Borrazópolis (PR) – 699 habitantes/loja
  • Gramado (RS) – 737 habitantes/loja
  • Camanducaia (MG) – 780 habitantes/loja
  • Campos do Jordão (SP) – 811 habitantes/loja
  • Confins (MG) – 858 habitantes/loja
  • Águas de São Pedro (SP) – 897 habitantes/loja
  • União Paulista (SP) – 943 habitantes/loja
  • Piranguinho (MG) – 965 habitantes/loja
  • Iacri (SP) – 1045 habitantes/loja
  • Chácara (MG) – 1072 habitantes/loja

O levantamento apontou também que a pandemia teve um impacto significativo no comércio de chocolate no Brasil: nos últimos dois anos, 430 bombonieres foram fechadas. Atualmente, o país conta com 5.410 estabelecimentos do tipo.

Imagem: Reprodução / Freepik

Share This Article
Estudante de Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão e Redator do InfoDiretas.