Nova interface do Chrome para desktop relembra Google Reader

Vem sendo desenvolvida pela equipe do Google Chrome uma nova interface do navegador para desktop, que promete relembrar o finado Google Reader, devido às semelhanças.

A função foi vista pela primeira vez em desenvolvimento para o aplicativo de celulares Android, e tem como objetivo facilitar a rotina de leitura de artigos e blogs de interesse pela web.

O navegador terá um botão de “seguir” sites da web e assim acompanhar em tempo real as publicações dos sites selecionados, como se fosse uma rede social no próprio Google Chrome.

Nova interface do Google Chrome para desktop

Em um código recentemente publicado no Chromium Gerrit, pôde ser antecipada a notícia de que a novidade também chegará ao desktop.

O Google deu mais detalhes sobre a funcionalidade. “Estamos explorando como simplificar a experiência de obter o que há de melhor e mais recente de seus sites favoritos diretamente no Chrome, com base no padrão aberto RSS”, explica.

“Nosso objetivo para esse recurso é permitir que as pessoas sigam os sites que interessam, desde os grandes editores até os pequenos blogs locais, tocando no botão ‘Seguir’ no Chrome”, complementou.

Em uma nova seção também a ser implementada, os usuários poderão conferir todos os conteúdos recentes dos sites seguidos, apenas apertando o botão “Seguindo”.

Data de lançamento

O botão para “Seguir” os sites favoritos ainda não está disponível, nem mesmo para os testadores do Chrome Canary.

A ferramenta segue em desenvolvimento, visto que ainda terá de ser adicionada uma nova seção à interface do navegador, além de um possível “Modo de leitura”.

O Google recomenda que os sites mantenham o feed em RSS atualizados, a fim de que os usuários tenham acesso rapidamente a opção de “Seguir” seus conteúdos quando a funcionalidade for liberada.

Ainda não há data confirmada para o lançamento desta novidade. Os primeiros a terem acesso, provavelmente, serão os testadores do Chrome Canary. Para os usuários corriqueiros, vale ficar atento às notícias sobre o navegador.