Nova tecnologia desenvolvida pelo RS que ajudará muitas pessoas
Recentemente, o Ministério Público do Rio Grande do Sul lançou uma nova tecnologia que pode ser muito benéfica para parte dos cidadãos do estado. A invenção consiste em um aplicativo de doações a instituições carentes de Porto Alegre.
O app “Adote um Amanhã” foi desenvolvido em parceria com a PUC-RS, a GX2, uma empresa do RS especializada em desenvolvimento de software, e Sucesu-RS, uma entidade tecnológica.
Até o momento, o app está habilitado apenas para os 70 abrigos e casas da capital gaúcha, onde vivem quase 800 crianças e adolescentes. Ao se cadastrar, o doador pode acessar um menu que apresenta a opção “necessidades das casas”, onde mostra o que os locais estão precisando no momento, como equipamentos eletrônicos, atendimento de dentista, médico e até corte de cabelo.
Alunos desenvolvem tecnologia para ajudar jovens
A SUCESU-RS foi quem viu a importância em conectar os agentes do projeto e de ligar as casas e lares de crianças e adolescentes de Porto Alegre com possíveis doadores .
De acordo com Nilson Ayala, presidente da entidade, a vontade em participar de ações sociais, principalmente as que estão ligadas à infância e à juventude, tem crescido cada vez mais entre os associados. “A SUCESU-RS concentra cerca de 65% do PIB das empresas de tecnologia do Estado. O nosso trabalho é ser um multiplicador de oportunidades para fazer o bem, criando sinergia entre aqueles que precisam e aqueles que têm interesse e podem ajudar”, afirma.
A princípio, o aplicativo foi desenvolvido pelos alunos da Agência Experimental de Engenharia de Software (AGES) da PUCRS, como parte de uma disciplina. Em seguida, ele foi aperfeiçoado pela equipe de novos talentos da GX2 Tecnologia, que fazem parte do programa Rocket Talents da empresa. Os jovens foram supervisionados por profissionais sêniores da GX2 durante o processo.
O aplicativo está disponível na Play Store para usuários Android e App Store para iPhone.
Imagem: Divulgação /SUCESU-RS