Novo documento (RG) é obrigatório? Saiba como solicitar

Desde agosto, mês em que teve início a emissão do novo modelo da Carteira de Identidade no Rio Grande do Sul, milhares de pessoas já fizeram a solicitação da primeira via do documento. 

O novo modelo que substitui o até então utilizado leva em conta apenas o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, até então considerado como RG de forma única em todo o Brasil. 

A fim de garantir uma maior praticidade para os brasileiros, a identidade também contará com um QR que pode ser escaneado para acesso da versão digital do documento. 

Como solicitar a nova identidade? 

Para solicitar o novo documento nos Postos de Identificação do IGP é preciso apresentar uma certidão, seja de nascimento ou casamento, ou então a de casamento com averbação de divórcio, e informar o CPF, que para encaminhamento da solicitação do documento não deve possuir quaisquer restrições junto à Receita Federal. 

Os pedidos podem ser feitos diretamente nos postos do IGP, porém a forma de atendimento varia para cada município, podendo ser realizado por ordem de chegada ou através de agendamento prévio feito no site do Instituto-Geral de Perícias (IGP).

É obrigatório ter o novo RG?

Ainda não foi divulgada a data em que o novo modelo estará disponível para solicitação de segunda via. Caso o cidadão perca seu documento ou precise fazer uma nova via por outra razão, o modelo emitido pelo IGP será o vigente atualmente. Não é necessário ter pressa para trocar a identidade, pois o modelo será válido pelos próximos 10 anos, portanto os brasileiros têm até 28 de fevereiro de 2032 para solicitar o novo documento.

Além disso, o novo documento terá um prazo de validade que varia de acordo com a idade do cidadão, veja abaixo:

  • 0 a 12 anos: validade de cinco anos;
  • 12 a 60 anos: pelo período de dez anos;
  • A partir de 60 anos: válido por tempo indeterminado.