Petrobras investe quantia MILIONÁRIA em empresa do RS

A Petrobras destinou R$ 100 milhões para implementar um avançado sistema de tratamento de gases na Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), localizada em Canoas. O equipamento, que entrou em operação no início de julho, tem como objetivo atender aos padrões de emissão atmosférica estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Conhecido como precipitador eletrostático, o dispositivo utiliza um poderoso campo elétrico para capturar partículas presentes nos gases. Essas partículas são posteriormente coletadas e transportadas para serem utilizadas como insumo na indústria de argamassa. Com essa iniciativa, é possível evitar a emissão mensal de 30 toneladas de particulados finos no meio ambiente.

Investimento adicional e importância regional: Refinaria do Rio Grande do Sul

A refinaria localizada em uma área de 580 hectares no Rio Grande do Sul tem um papel fundamental no processamento de 33 mil metros cúbicos de combustíveis por dia, atendendo principalmente ao mercado regional. Além disso, contribui significativamente para a arrecadação de ICMS do estado, representando 12% desse imposto.

Embora a Refap estivesse inicialmente listada para venda junto aos ativos da Petrobras, a nova gestão da empresa descartou a privatização da refinaria. O atual presidente, Jean Paulo Prates, confirmou essa decisão, que vai contra o plano de desinvestimento estabelecido pela diretoria da companhia em junho de 2018, durante a gestão de Michel Temer como presidente e Pedro Parente como CEO da estatal.

 Foto: Alexandre Cassiano/Agência O Globo