“Pix Internacional” deve chegar em Porto Alegre em breve; Conheça o Nexus

0

Antes, transferências entre diferentes bancos só eram possíveis via TED ou DOC, sem possibilidades de pagamentos em finais de semana e feriados. Com o pix, os pagamentos ganharam a possibilidade de serem feitos de forma instantânea, 24 horas por dia, 7 dias por semana e 100% gratuitos. Agora, mais uma novidade está chegando para revolucionar: o Nexus.

Para transferências internacionais, infelizmente, o processo não é nada prático na maioria das vezes, além de ser caro e lento. Com a evolução da tecnologia no meio de pagamentos, esse processo está próximo de ter um desfecho parecido com o pix, por meio do “pix global”.

Como realizar transferências internacionais com o Nexus?

O projeto que vem sendo trabalhado com o intuito de realizar pagamentos entre países e moedas diferentes em até 60 segundos se chama Nexus. A ideia inicial é que ele possa ser implementado em mais de 60 países.

Ainda não há uma data oficial para o lançamento, mas haverá muito mais praticidade e transparência nas transferências internacionais. Quem está liderando o projeto é o Banco Central de Compensações Internacionais (BIS). Neste momento, estão sendo feitos testes em países como Uruguai, Malásia, Cingapura e Itália. A fase é justamente de fazer validações e testes.