Plantas no quarto podem te fazer mal? Entenda
Belas e com o poder de deixar qualquer ambiente mais aconchegante, as plantas podem ser encontradas em quartos de diversas pessoas que desejam ter a sensação de proximidade com a natureza e noites mais leves. Em contrapartida, existem muitos que preferem manter seus dormitórios longe de qualquer espécie deste tipo, por acreditar que elas fazem mal à saúde. O que esses preocupados com o próprio bem-estar não sabem, é que isto não passa de um mito.
Neste artigo, entenda como surgiu o mito de que as plantas podem fazer mal à nossa saúde, de acordo com informações do portal Meteored.
Entenda como surgiu o mito de que as plantas podem fazer mal à nossa saúde
O mito de que dormir com plantas faz mal à nossa saúde surgiu a partir da ideia de que elas irão “roubar” o ar que respiramos ao passar pelo processo de fotossíntese: De dia, as plantas liberam oxigênio, e na ausência da luz solar, elas consomem oxigênio e liberam dióxido de carbono. Por conta disso, alguns acreditam que durante a noite, elas usarão o ar que deveria ser nosso, o que iria nos colocar em risco.
O que parte das pessoas não entende, é que o oxigênio que as plantas precisam para viver é quase nulo comparado ao que nós, humanos, precisamos. Enquanto os humanos consomem 3% de oxigênio de uma sala, as plantas consomem apenas cerca de 0,1%. Então, na prática, se não é arriscado dormir ao lado de outra pessoa, com certeza não é perigoso dormir ao lado de plantas.
Plantas são grandes aliadas da saúde física e mental dos humanos
Além de deixar o ambiente mais bonito, as plantas oferecem diversos benefícios para a saúde física e mental. Um estudo feito pela Universidade de Aeronáutica e Astronáutica de Pequim constatou que a cor e a fragrância das plantas podem regular as emoções e o sono dos humanos.
Esta mesma pesquisa também descobriu que ficar próximo ao coentro antes de dormir, é uma ótima forma de pegar no sono mais rápido.
Imagem: Reprodução / Freepik