População do RS pode apostar na loteria mais tranquilamente; entenda

A Polícia Civil, através da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações (DRCID), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), deflagrou neste domingo (2) a Operação “Tessera Fabula”.

O objetivo da operação era de prender uma associação criminosa dedicada à aplicação de golpes, popularmente conhecidos como “golpe do bilhete premiado”.

Sendo assim, a operação está cumprindo cinco mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva no município de Passo Fundo. Até o presente momento, quatro indivíduos já foram detidos.

Durante as diligências realizadas na residência de um dos criminosos, foram encontrados documentos falsos, valores em reais e dólares, relógios e joias de pessoas que entregavam seus bens como garantia para obter o prêmio prometido pelos golpistas.

Investigação para conclusão do caso

A investigação começou devido a um incidente que ocorreu no dia 21 de março de 2023, quando uma idosa sofreu um golpe semelhante na capital no estado, Porto Alegre. No golpe, a idosa perdeu cerca de R$ 200 mil, além de U$ 3.500 e joias.

Logo após o ocorrido, a equipe do DRCID iniciou uma investigação na rua 24 de Outubro, no bairro Moinhos do Vento, em Porto Alegre, onde o crime foi cometido.

Ao longo das investigações e durante a coleta de provas necessárias para o pedido de prisão, foi constatado que os criminosos continuaram a aplicar golpes em diversas cidades da região Sul do Brasil, abrangendo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, causando prejuízos de até R$ 2 milhões.

A Operação Tessera Fabula contou com o apoio da Delegacia de Polícia Regional de Passo Fundo e da DRACO de Passo Fundo, fortalecendo a ação policial contra a associação criminosa especializada em aplicar golpes do bilhete premiado.

Foto: Divulgação/ Polícia Civil / Porto Alegre 24 horas