Por que tantas empresas estão sendo fechadas em 2023? Entenda

O ano de 2023 tem sido marcado pelo fechamento de empresas por todo o país. Apenas no primeiro mês do ano, 72 empresas declararam pedidos de falência, apontam dados da Serasa Experian. O levantamento também revela que diversas empresas passam por crise.

Ao todo, 92 companhias entraram com pedidos de recuperação judicial em janeiro, um aumento de 37% em relação ao mesmo mês no ano anterior. Informações do Sebrae podem apontar o motivo por trás dos grandes fechamentos de lojas no Brasil: confira abaixo.

Por que tantas empresas estão sendo fechadas em 2023?

Em fevereiro, o Sebrae publicou um artigo a respeito dos motivos por trás dos fechamentos de grandes lojas. No texto, a consultora Marilú Freitas afirma que a crise está ligada aos fatores de má administração e concorrência. O economista Roberto Kanter, do Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas, afirma que estes dois fatores são um elemento comum entre todos os mais recentes casos.

Um exemplo pode ser visto nas Lojas Americanas: a rede varejista, que está em recuperação judicial por um rombo fiscal de R$ 20 bilhões, teve problemas em sua administração e também na concorrência com lojas especializadas.

Além da Americanas, diversas outras empresas passam por processos de recuperação judicial. A operadora de telefonia Oi passa por sua segunda solicitação, menos de três meses após sair de um processo de seis anos.

Fechamentos de lojas no Rio Grande do Sul

Diversas empresas já fecharam lojas no Rio Grande do Sul desde o início do ano. No dia 28 de março, foi confirmado que o restaurante Pampulhinha, um dos mais famosos na capital gaúcha, encerrou seu funcionamento de forma definitiva. A Multisom, uma das principais lojas no setor de música no RS, têm desativado diversos estabelecimentos em várias cidades gaúchas, como Novo Hamburgo, Canoas, São Leopoldo, Camaquã e Porto Alegre.