Portal Transparência Auxílio Emergencial – Como consultar?

O Governo disponibilizou, através do Portal da Transparência, a relação de beneficiários do Auxílio Emergencial. Ao todo, os dados de 59,9 milhões de trabalhadores brasileiros encontram-se disponíveis para consulta pública. A plataforma também permite que os usuários denunciem eventuais fraudes no recebimento do benefício.

A página é mantida pela Controladoria Geral da União (CGU) e foi criada em parceria com o Ministério da Cidadania. A ideia consiste em atualizar os dados mensalmente conforme ocorrem os pagamentos do auxílio. Além disso, vale ressaltar que o detalhamento dos beneficiários serve para ajudar no controle social acerca do programa desenvolvido pelo Governo em abril deste ano.

O site do Governo também permite realizar buscas por município, mês e estado, além de possuir filtros específicos por beneficiário. Nesse caso, basta preencher os campos indicados na página com nome completo, CPF e Número de Identificação Social (NIS).

Portal da Transparência passo a passo

Entre os trabalhadores formais e informais presentes na lista divulgada pelo Governo, constam os Inscritos e Não Inscritos no Cadastro Único, bem como beneficiários do Bolsa Família. Ambos podem fazer a consulta por meio do Portal da Transparência do Governo Federal. Os dados detalham um total de R$ 38,1 bilhões em recursos referentes ao pagamento da primeira parcela do Auxílio Emergencial.

portal transparencia auxilio emergencial

Para consultar os dados das parcelas, basta acessar o Portal da Transparência e seguir o passo a passo abaixo:

  • Na página principal, clique em “Benefícios ao Cidadão”;
  • Em seguida, selecione “Consulta”;
  • No menu lateral esquerdo, escolha o tipo de benefício;
  • Preencha a caixa do Auxílio Emergencial;
  • Aplique os filtros desejados em prossiga.

A pesquisa detalhada por beneficiário específico poderá ser feita depois de selecionada a opção “Detalhar”. Assim, surgirá a relação de pessoas que receberam o benefício no município selecionado. Dessa maneira, abrirá um novo menu no lado esquerdo do site, onde é possível pesquisar cada um dos participantes do programa do Governo Federal.

Na seção “Dados Abertos”, também é permitido fazer o download de toda a base do Auxílio Emergencial. Essa ferramenta é destinada àqueles que desejam desenvolver análises específicas de acordo com suas necessidades, além de ter como intuito aumentar a transparência.

As informações contidas no detalhamento de cada beneficiário estão relacionadas somente às parcelas pagas aos beneficiários. Dessa forma, não é permitido saber se o recurso foi ou não sacado.

Auxílio Emergencial – Como denunciar fraudes?

Assim como boa parte dos programas do Governo Federal, o Auxílio Emergencial, desde sua criação, tem sido alvo de fraudes. Para se ter noção, um levantamento feito pela consultoria de segurança digital PSafe mostrou que existem mais de 250 aplicativos falsos e outras 125 páginas da internet com temas relacionados ao coronavírus, além de mais de 11 milhões de compartilhamentos de links maliciosos.

Diante dessa situação, o Portal da Transparência agora permite denunciar pagamentos indevidos. Na página com o detalhamento de cada beneficiário há um link que direciona o usuário direto para o site do Ministério da Cidadania, em que é possível denunciar a eventual fraude. Para quem quiser realizar a denúncia de outra forma, o Governo disponibiliza o telefone 121, destinado para tratar problemas relacionados ao Auxílio Emergencial.