Certificado de Regularidade do FGTS – Veja como emitir

O Certificado de Regularidade do FGTS (CRF), também conhecido como certidão do FGTS, pode ser emitido com o intuito de comprovar que determinada organização está em dia com o pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS de seus respectivos colaboradores. Órgãos públicos costumam solicitar o CRF durante licitações. O documento pode ser emitido facilmente através do site da Caixa Econômica Federal.

CND do FGTS ou CRF? Entenda

As dúvidas a respeito dessas duas siglas são bastante comuns. CND significa Certidão Negativa de Débitos e, em linhas gerais, tem o mesmo objetivo do Certificado de Regularidade do FGTS, uma vez que ambos os documentos servem para comprovar a inexistência de débito ou irregularidade do empregador no que diz respeito ao pagamento do FGTS.

Caso a certidão conste como negativa, significa que a empresa responsável se encontra em dia com o pagamento de seus funcionários que possuem carteira assinada. Além disso, há outros termos que podem estar relacionados ao mesmo documento. São eles:

  • CRF do FGTS;
  • Certidão Negativa do FGTS;
  • Certidão do FGTS;
  • CND do FGTS.

Portanto, cada um desses termos está relacionado a mesma coisa: o Certificado de Regularidade do FGTS.

Para que serve e onde emitir o CRF FGTS online?

 Como mencionado anteriormente, o CRF é emitido com exclusividade pela Caixa Econômica Federal, que é um banco de caráter estatal. A certidão é obrigatória para o cidadão que deseja sacar o FGTS inativo, comprovar a inexistência de vínculo empregatício e também para constatar que não há nenhuma pendência relacionada a determinado contribuinte.

A Certidão Negativa FGTS pode ser emitida por qualquer pessoa que já tenha trabalhado em regime CLT com carteira assinada.

Certidão Negativa do FGTS – como emitir?

A Caixa Econômica disponibiliza a certidão em seu site oficial, no menu “Benefícios e Programas”. Acompanhe a seguir o passo a passo para emitir a Certidão Negativa do FGTS:

  • Clique em “Benefícios e Programas”, no site da Caixa Econômica;
  • Em seguida, selecione a opção “FGTS”;
  • Depois, vá até “FGTS acesso rápido”;
  • Posteriormente, clique em “Consultar CRF”;
  • Insira o CNPF ou o CEI da empresa com o dígito verificador;
  • Selecione o estado (UF) onde a empresa está registrada;
  • Digite o código verificador que aparecerá na página;
  • Clique em “Consulta”.

Após todo o processo, o Certificado de Regularidade do FGTS poderá ser baixado ou impresso na hora. É importante ressaltar que o documento tem validade de 30 dias contados a partir da data de sua emissão. A CND FGTS possui diversas informações atualizadas, por isso deve ser emitida novamente depois de completado o prazo de 30 dias, caso necessário.

E se não aparecer a Certidão do FGTS?

Caso não seja possível imprimir o CRF do FGTS é porque, provavelmente, existem irregularidades ou informações incorretas. Diante disso, recomenda-se entrar em contato com a Caixa Econômica Federal para buscar atendimento acerca do FGTS. Em suma, algum tipo de falha pode ter ocorrido durante a solicitação.

Outra hipótese estaria relacionada ao recolhimento da quantia mensal descontada do salário de cada contribuinte. De todo modo, a melhor alternativa consiste em entrar em contato com a Caixa Econômica.