Porto Alegre tem um dos preços mais baixos para morar na América Latina; Confira

O estudo realizado pela plataforma QuintoAndar analisou as 12 cidades mais populosas da região da América Latina, 7 brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre) e cinco capitais da América Latina (Lima, Cidade do México, Buenos Aires, Quito e Cidade do Panamá).

Entre as principais cidades da América Latina, o Brasil tem as mais baratas para morar. Entretanto, no quesito acessibilidade financeira para comprar ou alugar um imóvel, o país apresenta um cenário ruim. Os dados consideram os preços dos anúncios e não de transação, o que pode gerar algum viés para mercados inflados.

Com base nos anúncios e nas buscas feitas nos portais Zonaprop (Argentina), Imovelweb e WImóveis (Brasil), Plusvalia (Equador), Inmuebles24 (México), Compreoalquile (Panamá), Adonde Vivir e Urbania (Peru), integrantes do Grupo QuintoAndar, o estudo levou em conta dados dos últimos 12 meses, encerrados em julho de 2022.

Juntas, as cidades congregam mais de 55 milhões de habitantes. Destas, apenas 3 (Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro) das 12 apresentam um percentual inferior a 30% no que diz respeito ao comprometimento da renda com o aluguel.

Segundo o levantamento, o metro quadrado mais caro da América Latina fica em Buenos Aires, na Argentina, com uma média de 2.479 dólares. A Cidade do México, com preço médio de 2.200 dólares o metro quadrado, é a segunda cidade mais cara na região, seguido pela Cidade do Panamá, com preço médio de 2.129 dólares.

Brasília é a primeira cidade brasileira que aparece no ranking e ocupa a quinta posição, com preço médio do metro quadrado em 1.886 dólares. Porto Alegre, com preço médio de 990 dólares, tem o valor mais baixo e ocupa o último lugar do ranking.

Conforme o estudo, a inflação, a valorização do dólar e as elevadas taxas do crédito para a habitação têm feito com que muitos consumidores adiem os seus planos de compra de um imóvel e continuem no aluguel.

Cidade – Preço por metro quadrado em US$

Buenos Aires – 2.479

Cidade do México – 2.200

Cidade do Panamá – 2.129

Lima – 1.883

Brasília – 1.886

Rio de Janeiro – 1.784

São Paulo – 1.725

Quito – 1.155

Curitiba – 1.144

Belo Horizonte – 1.117

Salvador – 1.112

Porto Alegre – 990