Prédio do Centro Histórico de Porto Alegre será permutado para a iniciativa privada

0

Nesta sexta-feira (23), o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), confirmou a permuta do prédio do órgão, localizado na Travessa Mário Cinco Paus, no Centro Histórico de Porto Alegre.

De acordo com o INSS, o edifício e a sede do Centro de Documentação da Previdência Social (Cedocprev), localizada na avenida Marechal Andréa, no bairro Boa Vista, serão oferecidos ao mercado privado para permuta por 5 imóveis. Segundo o instituto, o processo já está em andamento.

O que vai acontecer com o prédio do Centro Histórico?

Os imóveis abrigarão a nova sede da Gerência; uma agência de Benefícios por Incapacidade (exclusiva para o atendimento de perícia médica, avaliação social e reabilitação profissional); uma nova agência no Centro; uma nova agência na região Leste e um novo Cedocprev. Segundo o INSS, os imóveis já construídos atendem “às necessidades atuais da gerência, com maior conforto e segurança, melhor adequação à acessibilidade, menor custo de manutenção e maior eficiência no dimensionamento do espaço”.

O INSS afirma que comunicou à prefeitura a sua intenção em permutar o edifício do Centro Histórico para a “resolução de todos os desafios hoje apresentados pelo parque de imóveis da gerência-executiva do INSS em Porto Alegre”.

Sobre o lançamento de edital, prometido para o primeiro semestre deste ano, ainda não é possível estabelecer uma previsão para a publicação.