Prefeito de Porto Alegre volta atrás e ônibus será gratuito no domingo? Confira

Por Stéfane Santos
3 minutos de leitura

Durante uma coletiva realizada nessa quinta-feira (29), a Prefeitura de Porto Alegre e o Ministério Público do Rio Grande do Sul divulgaram a disponibilização do passe livre para os necessitados no transporte público da Capital para o domingo de eleições. 

Com a decisão que será confirmada em decreto publicado nesta sexta-feira (30), os passageiros que já possuem isenção nos ônibus de Porto Alegre não precisarão pagar a taxa no domingo (2).
A liberação do passe livre também isenta aqueles que apresentarem um documento e garantam que estão se deslocando para votar e não possuem condições de se deslocar até o colégio eleitoral serão liberadas. 

Sebastião Melo esteve, junto com Idenir Cecchim, presidente da Câmara Municipal, na sede do Ministério Público para dialogar sobre o transporte público nas eleições. Na ocasião foi firmado um acordo entre a prefeitura, o Ministério Público, o Ministério Público de Contas, o Tribunal de Contas e a Câmara Municipal firmaram acordo para viabilizar gratuidade aos eleitores que não possam pagar a passagem e também aos beneficiários de isenções já existentes. “Tenho convicção de que o debate sobre o passe livre nas eleições deve ser nacional, uma vez que a maioria das capitais não pratica, e as combalidas finanças dos municípios não têm condições de arcar com a despesa. Independentemente dessa articulação, em nome de contribuir para a manutenção da tranquilidade e da segurança do processo de votação neste domingo, construímos com um acordo (TAC) para a gratuidade aos eleitores que não têm condições de pagar o transporte coletivo de Porto Alegre neste domingo”, disse Melo. 

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Passe livre nas eleições em Porto Alegre gera polêmicas

Quando Porto Alegre anunciou que não disponibilizaria o passe livre para seus eleitores, diversas críticas surgiram em todos os âmbitos e as pessoas demonstraram sua indignação nas redes sociais. 

Em uma postagem em sua conta na rede social Twitter, Sebastião Melo citou a lei que limita em dois o número de passe livre ofertados ao ano na Capital. 

Share This Article
Graduanda em Jornalismo. Procuro contar o maior número de histórias possíveis através da profissão que escolhi, quero mostrar olhares e vivências através das notícias.