Queda de cabelo: quais as causas? Existe tratamento?

A queda de cabelo atinge milhões de pessoas de ambos o sexo no mundo todo. Antes de tudo é preciso saber que existe uma diferença entre queda de cabelo e calvície. A segunda tem a ver com a perda total de cabelos da cabeça e tem inúmeros fatores, que vão desde genética até doenças mais graves, como o câncer.

Todo dia, cerca de 50 a 150 fios de cabelos caem da nossa cabeça. Isso é um aspecto normal, tendo em vista que nosso couro cabeludo possui um total de 100 mil fios.

Nas mulheres, por exemplo, a queda de cabelos podem ter inúmeras causas, como:

  • Deficiência de ferro;
  • Problemas na tireoide;
  • Amamentação;
  • Doenças infecciosas.

Mas, além dessas causas, a queda de cabelo feminina pode estar relacionada ao uso irregular de anticoncepcionais, medicamentos usados em quimioterapia ou estresse físico ou hormonal.

Entre os homens o rarear de cabelos já é sinônimo de hereditariedade. Muitos homens que começam a ficar calvos herdam o quadro dos pais ou avôs. A calvície se dá por conta de fatores ligados aos hormônios sexuais responsáveis pela miniaturização dos cabelos.

O problema geralmente surge na adolescência do homem e, conforme o tempo passa, começa a agravar, podendo ocasionar a perda total dos fios de cabelo.

Busque ajuda médica

Em caso da perda excessiva dos fios de cabelo, o recomendado é procurar um médico especialista, para que o diagnóstico final seja dado.

Leia mais!

Celulite: o que é e como perder

A celulite é uma inimiga e velha conhecida que assola mulheres por todo o mundo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *