Quem foi Cícero Pompeu de Toledo?
Se você torce para o São Paulo Futebol Clube, já deve ter se perguntado sobre a história do seu surgimento, além dos seus mascotes e até mesmo o estádio. Além disso, o cenário do futebol brasileiro é repleto de histórias inspiradoras e figuras marcantes, como é o caso do Cícero Pompeu de Toledo, que deu nome ao Morumbi.
Caso você continue interessado em saber sobre a história do Morumbi, nomeado oficialmente como Estádio Cícero Pompeu de Toledo, é importante saber mais sobre esta figura. Confira algumas informações relevantes agora mesmo!
Mas afinal, quem é Cícero Pompeu de Toledo?
Cícero Pompeu de Toledo nasceu no dia 7 de janeiro de 1910, na cidade de Piracicaba, São Paulo. Sua trajetória no mundo do futebol teve início quando se juntou ao São Paulo Futebol Clube em 1939.
No ano de 1947, Cícero foi eleito presidente do São Paulo FC, marcando o início de uma década de liderança notável. Sua visão e paixão pelo clube o levaram a conquistar quatro títulos paulistas durante sua gestão, nos anos de 1948, 1949, 1953 e 1957.
Dessa forma, sua capacidade de liderança e os valores do clube valorizaram a sua presença na equipe, tornando-o uma das figuras que representam o São Paulo FC.
Sonho do Morumbi em São Paulo
Vale ressaltar que uma das maiores contribuições de Cícero Pompeu de Toledo para o São Paulo FC foi a sua casa: o Morumbi. Durante sua presidência, ele idealizou a criação do que hoje é conhecido como o Estádio do Morumbi. Em 1952, o clube adquiriu um terreno de quase 100 mil metros quadrados para a construção do estádio.
No dia 25 de janeiro de 1970, o estádio foi finalmente concluído e inaugurado em toda a sua glória. Cícero não teve a oportunidade de ver a conclusão do estádio em que tanto sonhou, sendo homenageado no nome da casa do São Paulo.