Renato Gaúcho supera rivais e se torna o melhor treinador do Brasil em 2023

O técnico Renato Portaluppi, treinador da equipe do Grêmio, chamou atenção em 2023 pelo seu desempenho. Além do título gaúcho, está na semifinal da Copa do Brasil e é vice-líder do Campeonato Brasileiro.

Com os grandes resultados que o Tricolor tem conquistado, Lucas Arruda, do plantão da Rádio Gaúcha, fez um levantamento sobre o aproveitamento dos principais técnicos do futebol brasileiro.

Considerando todas as competições da temporada, incluindo as estaduais e torneios sul-americanos, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, o ranking deu destaque ao técnico gaúcho.

Veja o resultado do ranking

De acordo com o desempenho de cada técnico da atual temporada, o ranking de aproveitamento ficou assim:

  1. Renato Portaluppi – 71,7%
  2. Luís Castro – 70,1%
  3. Paulo Turra – 68,2%
  4. Abel Ferreira – 66,6%
  5. Dorival Júnior – 65,2%
  6. Juan Pablo Vojvoda – 62,5%
  7. Fernando Diniz – 60,8%

Apesar de Cláudio Caçapava obter quatro vitórias em quatro jogos no Botafogo, o técnico está como interino. Ou seja, o treinador do Grêmio, Renato Portaluppi, é considerado o melhor técnico e com melhor aproveitamento do Brasil, em 2023.

Contudo, em comparação com Luís Castro, que já foi para o Al-Nassr, a diferença é o campeonato estadual. Sendo assim, os dois podem trocar de posição devido ao desempenho dos próximos jogos.

Técnico do Grêmio possui bom aproveitamento

No Gauchão, o Tricolor fechou a primeira fase com 88% de aproveitamento, enquanto o Botafogo foi muito mal no carioca, onde não conseguiu alcançar a classificação para a semifinal.

Já no Palmeiras, Abel Ferreira foi campeão paulista, mas não teve desempenho semelhante ao de Renato Gaúcho. Além disso, Paulo Turra aparece na lista devido à grande campanha no Paranaense, quando ainda estava na equipe de treinamentos do Athletico-PR.

Com isso, o Renato Portaluppi continua com o primeiro lugar em aproveitamento de técnicos brasileiros. Porém, as posições podem mudar conforme os próximos jogos.

Imagem: Reprodução / Instagram / Renato Portaluppi