Rio Grande do Sul recebe rota de carregadores rápidos para carros elétricos

A Região Sul do Brasil ganhou a primeira rota de carregadores rápidos para veículos elétricos. A fim de contribuir para a adesão dos veículos que se locomovem com energia elétrica, quatro empresas se uniram para a implementação da Rota Sul. 

A rede privada é composta por eletropostos que contam com carregadores rápidos interligando capitais e cidades importantes do Sul do país. 

O projeto realizado entre a Movida, a Nissan, a Rede de Postos SIM e a Zletric prevê a instalação de nove pontos com carregadores. 

A proposta da Rota Sul é disponibilizar uma recarga segura nas rodovias, por isso os equipamentos ficam dispostos dentro dos postos de gasolina da Rede SIM. 

Para Pedro Schaan, CEO da Zletric, empresa criada em 2019 para implementar soluções para os veículos elétricos no Brasil, a ideia é dar tranquilidade aos usuários destes veículos nas rodovias do país. “A mobilidade elétrica já está no nosso dia a dia; ela não é mais o futuro, é o presente. A maioria das cidades já está coberta com carregadores para carros elétricos. Agora queremos oferecer essa tranquilidade também nas estradas do Brasil”, pontuou. 

Onde tem carregadores de veículos elétricos no Rio Grande do Sul

Os cinco carregadores rápidos com conectores CCS e Chademo da Rota Sul entrarão em funcionamento nas próximas semanas. 

No Rio Grande do Sul os equipamentos instalados nos postos da Rede SIM ficarão localizados em: São Sebastião do Caí, Gravataí, Gramado e Três Cachoeiras. Em Santa Catarina e cidade de Laguna também será contemplada com um eletroposto. 

Os carregadores rápidos do Posto SIM Retro, localizado na RS-122 em São Sebastião do Caí entre a Serra Gaúcha e Porto Alegre e do Posto SIM da Freeway, em Gravataí, já estão disponíveis para uso.

Segundo Schaan,  até o fim do ano, a Rota Sul deve atender os três estados da região Sul.