RS anuncia novo portal de dados para cidadãos, veja o que mudou para esse mês

0

O governo do Rio Grande do Sul anunciou, no site oficial do estado, a conclusão da primeira etapa da atualização do Portal Dados RS.

O projeto tem como objetivo fomentar a transparência pública sobre os dados dos mais diversos setores do estado sulista. 

Em sua nova atualização, o Dados RS contemplou 195 conjuntos de dados advindos da ferramenta DEEDados. Nela, estão reunidas diversas informações sobre a situação socioeconômica do estado e seus municípios.

Atualização do Portal Dados RS continua

As equipes seguem trabalhando para facilitar o sistema de adesão de outros órgãos ao Portal Dados RS. O Departamento de Economia e Estatística (DEE/SPGG) produziu uma solução para facilitar a migração de dados públicos disponíveis em portais institucionais do Executivo para a plataforma. 

A segunda etapa também tem como objetivo incentivar que órgãos e entidades façam a adesão da iniciativa e compartilhem informações referentes às suas áreas no portal.

O trabalho é realizado com a parceria da Subchefia de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil, coordenadora da política de dados abertos (Decreto nº 53.523/2017), e a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, por intermédio do Departamento de Economia e Estatística (DEE/SPGG).

Informações disponíveis a todos

A política de dados abertos é essencial para que os cidadãos tenham à sua disposição informações sobre o estado onde vivem. Além disso, universidades, empresas ou até mesmo outros órgãos do governo podem utilizá-las para os mais diversos fins.

Portal Dados RS

O Portal Dados RS disponibiliza aos cidadãos informações e dados dos órgãos públicos estaduais em um único local, tornando o acesso mais rápido e fácil. 

A disseminação dos dados públicos tem como objetivo o incentivo ao desenvolvimento colaborativo e soluções inovadoras vindas de cidadãos, universidades, organizações não-governamentais e empresas.

A consequência disso gera um impacto econômico e social positivo para todo o estado do Rio Grande do Sul.

Acesse o Portal Dados RS: https://dados.rs.gov.br/