São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, registra -20ºC nesta madrugada

0

Onda de frio intenso fez as temperaturas caírem no sul do país na terça-feira. Em cidades como São José dos Ausentes e Cambará do Sul chegou a nevar, segundo o Climatempo. 

A estação meteorológica do Inmet registrou temperatura de 2C e sensação térmica de -20.7C. Já em Cambará do Sul,teve neve com chuva congelante e os termômetros marcaram 2ºC e a sensação térmica chegou a -11°C. 

Diferença entre neve e chuva congelante

Em alguns lugares do sul do país as temperaturas baixas trouxeram um fenômeno pouco conhecido entre os brasileiros, a neve congelante. Muitos estão se perguntando qual a diferença entre a neve e a chuva congelante.

A diferença é que a neve cai em forma de flocos. Já a chuva congelante cai líquida e só congela quando toca a superfície.

Onda de frio atípico para maio por todo o Brasil

Uma massa de ar polar vinda da Antártica está de passagem pelo país durante essa semana e está derrubando as temperaturas por todo o país. A passagem dessa massa de ar é comum durante o outono e inverno; porém, o frio intenso e fora do comum para essa época do ano é devido a combinação da massa de ar polar e a passagem de um ciclone extratropical.

“O ciclone extratropical traz um pouco mais de umidade e intensificação dos ventos.Isso gera risco de geadas no Sul e de friagem na região Centro-Oeste e em alguns estados do Norte” explicou o meteorologista Humberto Barbosa, professor do Instituto de Ciências Atmosféricas da Ufal (Universidade Federal de Alagoas) e coordenador do Lapis (Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites) ao UOL. 

Temperaturas baixas não devem duram até a semana que vem

Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet, a massa de ar polar deve perder força nos próximos dias e as temperaturas devem voltar ao que costumam ser para essa época.