Taxa de suicídio entre mulheres e idosos aumenta durante a pandemia

As taxas de suicídio no Brasil tiveram um considerável aumento no primeiro ano de pandemia da covid-19. 

Segundo estudo conjunto realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS) e da Unisinos, a taxa de suicídios no país teve alta de 7% entre mulheres e 9% em idosos. Por outro lado, as taxas da população em geral se mantiveram estáveis. 

A pesquisa publicada na Revista Brasileira de Psiquiatria utilizou dados do DataSUS coletados em 2020 com a média da última década.

O índice de suicídio entre mulheres apresentou as maiores altas nas regiões Norte e Sudestes, com 26% e 23%, respectivamente. Já as mortes entre homens são quase quatro vezes maiores que as das mulheres em números absolutos, sendo 8.881 mortes masculinas contra 2.470 mortes femininas em 2020. 

Se tratando de pessoas acima dos 60 anos, o Norte também respondeu com aumento de 53%, a maior alta do país. Já a taxa de suicídios entre jovens de até 19 anos apresentou maior crescimento no Centro-Oeste, com 33%, seguido do Norte com 30% e do Sudeste com 29%. 

A região Norte também liderou a alta da taxa de suicídios entre brancos, com 30%. Já a região Sul do Brasil ficou no topo com o maior índice de suicídio entre não-brancos (30%). 

De acordo o psicólogo Felipe Ornell, um dos autores da pesquisa e cientista do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas do HC de Porto Alegre, as políticas de prevenção ao suicídio devem se atentar para as particularidades da doença.  “A gente não pode trabalhar o suicídio de forma genérica ou individualizada. Precisamos de políticas específicas para grupos específicos.”, disse o especialista. 

O psicólogo também reforçou que as mulheres fazem parte de um dos grupos mais vulneráveis em questões de saúde mental durante a pandemia, principalmente pela sobrecarga gerada pelo trabalho doméstico aliado ao fechamento das escolas. “Foram as mulheres que também sofreram mais violência doméstica. Muitos maridos estavam em tratamento [por algum distúrbio psiquiátrico] e, com os serviços de saúde fechados, descompensaram.”, finalizou. 

Onde é possível buscar ajuda em casos de suicídio? 

Caso você esteja precisando falar com alguém, converse com um voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV) ligando para o 188 ou acessando www.cvv.org.br