Tomar café dessa maneira pode gerar diversos problemas para algumas pessoas
Para milhões, o dia só começa após a primeira xícara de café, um ritual que desperta corpo e mente mesmo com o estômago vazio. No entanto, tomar café em jejum gera debate: enquanto muitos não têm problemas, outras pessoas podem experimentar desconfortos digestivos.
O café é uma bebida naturalmente ácida que estimula as células do estômago a produzirem mais ácido clorídrico, responsável por digerir alimentos. Consumido sem nada no estômago, esse aumento de acidez pode irritar a mucosa gástrica, causando queimação, azia e desconforto, especialmente em quem tem estômago sensível ou sofre de condições como gastrite, úlceras ou refluxo gastroesofágico. Além disso, a cafeína afeta o hormônio cortisol, que já está em alta logo ao despertar, o que pode agravar a ansiedade ou provocar palpitações para pessoas sensíveis.
Apesar dessas ressalvas, para a maioria das pessoas saudáveis, não há evidência científica robusta que comprove que o café em jejum cause gastrite ou úlceras diretamente, pois o revestimento do estômago é forte e preparado para ambientes ácidos. O problema ocorre quando essa barreira está fragilizada por outros fatores, como infecção por H. pylori ou uso crônico de anti-inflamatórios.
Dica para consumi café de maneira mais segura
Para um consumo mais gentil e seguro, recomenda-se esperar cerca de 60 a 90 minutos após acordar para beber café, permitindo que o pico natural do cortisol diminua, ou consumir algo leve antes, como frutas, iogurte ou castanhas, para proteger o estômago e modular a absorção da cafeína. Também é indicado optar por cafés menos ácidos, como os de torra escura ou cold brew, e adicionar leite ou alternativas vegetais para reduzir a acidez.