Trensurb: quando o aeromóvel reformado voltará a ser usado na linha do aeroporto de POA?

O aeromóvel do Transurb, há cerca de um mês e meio, após um grande processo de restauração, voltou para a linha do aeroporto Salgado Filho. Porém, o veículo A-200 permanece sem transportar passageiros.

Parado desde julho de 2017 por conta de falhas nas portas e na comunicação com a estação, o veículo começará a percorrer o trajeto de 814 metros da estação Aeroporto do trem até o terminal um do Salgado Filho novamente nas primeiras semanas de dezembro.

Para recuperar o veículo, foram R$ 2,29 milhões e sete meses e meio. O A-200 passou por uma atualização da tecnologia, reparo nos componentes de freios, reforço no sistema de portas, nova pintura na parte externa e interna, além dos assentos, pisos e janelas trocados.

“No momento, estão sendo providenciadas melhorias necessárias na infraestrutura elétrica da via para garantir a segurança e estabilidade do sistema durante a circulação do veículo A-200. Também está sendo aguardada a conclusão de obras de manutenção no estacionamento do terminal 1 do Aeroporto de Porto Alegre, que interferem na circulação do aeromóvel”, informa a Trensurb, por meio de nota.

O veículo, com capacidade para 300 passageiros, passará por uma operação assistida pelos próximos 12 meses. A empresa Aeromóvel do Brasil – que foi quem construiu o sistema – ficará à disposição da Trensurb para qualquer correção que precise ser feita. 

Enquanto isso, o A-100 permanecerá transportando até 150 passageiros e também passará por manutenção. O investimento total com o sistema do aeromóvel para ligar a estação do Trensurb com o aeroporto foi de R$ 38 milhões.